Criação do Revestimento Memorare

Memorare

Hoje vim contar a história deste modelo que é um queridinho da Maski. O Revestimento Memorare.

Tudo começou quando ganhei umas toalhinhas de renda de bilro, crochê e tricô da minha mãe. Achei o trabalho tão incrível que a vontade foi de eternizar aqueles pontos em forma de revestimento.

Como eu não tinha informações de quem produziu aquele trabalho, nem sequer a origem dele, tive a ideia de conhecer o artesanato local, aqui de Blumenau mesmo, para entender o que era produzido e poder quem sabe, valorizar e divulgar a cultura local através deste modelo.

Composição Memorare

Disposição das toalhinhas para compor o Revestimento Memorare. Fonte: Aline S.

Visitando a Feira Livre Municipal, conheci a talentosíssima Dona Úrsula, que me apresentou uma técnica que eu nunca tinha ouvido falar: o Kunststricken, ou tricô de cinco agulhas. Ela aprendeu a arte de tecer com cinco agulhas com sua mãe e assim também ensinou à sua filha, sendo a técnica transmitida de geração a geração.

Comprei algumas toalhinhas e comecei a composição, testando as posições das peças, tamanhos e modelos manualmente, trocando as peças de lugar. Mais para cima, mais para o lado, uma por cima, outra por baixo. Me guiando pelo instinto, até que visualmente encontrei um formato que me encantei.

Daqui passamos para o processo produtivo fazendo a confecção de moldes para reprodução das peças. E o resultado final é este que vocês conhecem. Este revestimento encantador, que arranca suspiros por onde passa. Difícil ver a peça pessoalmente sem querer passar a mão, a sensação é de que vamos sentir a textura do tecido, mas não, é concreto mesmo!

Aline e Úrsula

Eu e Dona Úrsula no lançamento do Revestimento Memorare. Fonte: Aline S.

Muitas pessoas comentam que este revestimento relembra a infância, traz recordações boas do passado… lembram da casa dos avós, do cheirinho do café fresco passado. Já ouvi tantas histórias lindas sobre este revestimento, que por toda a bagagem emocional que me ele transmite, é sem dúvida, um dos meus favoritos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma cotação? :)