Criação do Revestimento Memorare
Hoje vim contar a história deste modelo que é um queridinho da Maski. O Revestimento Memorare.
Tudo começou quando ganhei umas toalhinhas de renda de bilro, crochê e tricô da minha mãe. Achei o trabalho tão incrível que a vontade foi de eternizar aqueles pontos em forma de revestimento.
Como eu não tinha informações de quem produziu aquele trabalho, nem sequer a origem dele, tive a ideia de conhecer o artesanato local, aqui de Blumenau mesmo, para entender o que era produzido e poder quem sabe, valorizar e divulgar a cultura local através deste modelo.
Visitando a Feira Livre Municipal, conheci a talentosíssima Dona Úrsula, que me apresentou uma técnica que eu nunca tinha ouvido falar: o Kunststricken, ou tricô de cinco agulhas. Ela aprendeu a arte de tecer com cinco agulhas com sua mãe e assim também ensinou à sua filha, sendo a técnica transmitida de geração a geração.
Comprei algumas toalhinhas e comecei a composição, testando as posições das peças, tamanhos e modelos manualmente, trocando as peças de lugar. Mais para cima, mais para o lado, uma por cima, outra por baixo. Me guiando pelo instinto, até que visualmente encontrei um formato que me encantei.
Daqui passamos para o processo produtivo fazendo a confecção de moldes para reprodução das peças. E o resultado final é este que vocês conhecem. Este revestimento encantador, que arranca suspiros por onde passa. Difícil ver a peça pessoalmente sem querer passar a mão, a sensação é de que vamos sentir a textura do tecido, mas não, é concreto mesmo!
Muitas pessoas comentam que este revestimento relembra a infância, traz recordações boas do passado… lembram da casa dos avós, do cheirinho do café fresco passado. Já ouvi tantas histórias lindas sobre este revestimento, que por toda a bagagem emocional que me ele transmite, é sem dúvida, um dos meus favoritos!